Questões para a Fé: O que é a salvação?

Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus!

Apóstolo Paulo em Romanos 5.9 e 10


No primeiro estudo falamos que Deus existe, que ele criou tudo, e tudo era bom. E no segundo estudo dissemos que muitas coisas não são boas mais por causa do pecado. Dissemos que o pecado é desobedecer as leis de Deus, que o coração dos seres humanos se tornou uma fábrica de atitudes viciantes contrárias a Deus (pecado), e todos os que já pecaram serão julgados por Deus no fim dos tempos e serão condenados a ficar no lago de fogo para sempre.

Mas esse não é o fim da história. Assim como o ser humano, Deus também é livre. Os seres humanos escolheram pecar contra Deus e se afastar dele. Mas Deus escolheu amar algumas pessoas de um modo especial. Ele dá a elas uma nova vida, e as salvará de serem condenadas.

Todos aqueles que pecam são inimigos de Deus. Mas Deus resolveu amar muitos dos que são seus inimigos e salvá-los para que se tornem amigos. A Bíblia conta a história de como Deus fez isto. Primeiro ele criou um povo. A partir de uma família ele fez crescer um povo todo, e ensinou a eles sobre quem é Deus e sobre o pecado. Esse é o povo de Israel.

Um dia nasceu Jesus, que era desse povo. Jesus foi diferente de todos os seres humanos. Jesus não tinha pecados, seguia todas as leis de Deus. Mas ele não era apenas um ser humano, ele também era Deus. Ele fazia coisas que ninguém fazia, por exemplo: curar pessoas e perdoar pecados. Muitos religiosos não gostavam de Jesus e de seus ensinos e resolveram matar a ele. Por causa disso Jesus foi condenado à pena de morte. Naquela época isso significava morrer em uma cruz.

Mas enquanto Jesus estava vivo ele sabia que isso aconteceria. Um dia Jesus disse: “Ninguém a tira [a minha vida] de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou” (João 10.18). Jesus morreu para salvar pessoas. Mas como ele fez isso?

Lembra que o pecado é transgredir a lei de Deus, e que isso faz que as pessoas sejam condenadas? Quando Jesus morreu, ele foi condenado no lugar de todos os que salvou. Mas ele nunca fez nada errado e por isso não podia ser condenado para sempre. Jesus ressuscitou, e ele está vivo! Ele perdoou os pecados de todos os que Deus escolheu. Assim, quando Deus olha para um salvo, ele não vê mais alguém cheio de pecados, mas alguém justo. Porém, quem foi salvo por Jesus?

… pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do Judeu e também do grego

Apóstolo Paulo em Romanos 1.16

Quem foi ou será salvo por Jesus é um mistério. Deus não publicou uma lista na internet com os nomes de quem foi escolhido por Deus. Só ele sabe. Esse texto disse que seriam pessoas de todas as épocas e de todos os países que estão continuamente crendo nele.

Mas o que significa crer? Crer é confiar totalmente. Essa confiança é a mesma que a noiva tem no noivo quando ele diz "sim" no altar. Jesus é o noivo. A comunidade dos que creem em Jesus são a sua noiva. O noivo a amou, escolheu, cuida dela, e a protege. Salvação é a proteção de Jesus. Ele não vai deixar o pior acontecer com ela. Ainda que ele tenha que dar sua própria vida. Jesus fez isso. Crer é dizer "sim, eu aceito". Crer em Jesus é viver ao seu lado, viver em aliança com Deus.

Nem todos querem isso. A maioria dos seres humanos prefere viver para si mesmo. A fé não é algo que conseguimos produzir sozinhos. Por causa da fábrica de pecados em nosso coração, não temos amor natural por Deus. É necessário ser transformado por dentro. O Espírito de Deus nos dá uma nova essência, e é por isso que começamos a crer em Jesus.

Analise seu coração. Você quer conhecê-lo?
Aceita viver ao Seu lado para sempre?
Ele está ao seu lado agora. Diga para Ele o que está sentindo!

Postar um comentário

Postagens mais visitadas