Questões para a Fé: O que é pecado?

Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei

Apóstolo João em 1ª João 3.4


No primeiro estudo conversamos que Deus fez o mundo bom. Tudo o que Deus faz é bom. Por isso podemos nos perguntar: De onde vem tanto mal e tanta maldade que existe neste mundo?

A resposta da bíblia para isso é: do pecado. Mas o que é o pecado? Quando Deus fez todas as coisas boas, ele colocou regras para que elas ficassem sempre boas. Por exemplo: Sempre que chove a água cai das núvens para a terra, molha-a, e depois evapora novamente para a núvem, essa é uma lei natural do cíclo da água. Existem muitas leis como essas: gravidade, aceleração, etc. Mas para os seres humanos há leis especiais.

Os seres humanos também são espíritos, mas espíritos com corpo. Deus os fez para se relacionarem com Deus e uns com os outros, e para se relacionarem com a natureza. Mas para isso são necessárias leis, para que todos vivam bem entre si. Por exemplo: o assassinato. Se todo mundo matasse todo mundo, não sobraria ninguém, e a vida seria insustentável, por isso, uma das leis seria: o homem não pode matar um ao outro. Todas as leis de Deus estão descritas nos dez mandamentos, que Deus disse para Moisés escrever muito tempo depois da criação. Transgredir a lei de Deus é desobeder as leis que ele nos deu.

Deus colocou essas leis dentro do coração dos seres humanos. Tudo mundo sabe que não se deve matar, até mesmo em tribos indígenas distantes existe essa regra ou alguma parecida. Mas porque que as pessoas matam mesmo assim?

Deus também deu outra habilidade especial ao ser humano: A liberdade. Os seres humanos são responsáveis por escolher o que fazer. Quando Deus criou os seres humanos eles não tinham vontade de quebrar a lei de Deus, eles seguiam ela de coração. Até que um dia eles foram enganados por Satanás, e pecaram contra Deus, e por isso ficaram viciados em fazer o que é contra a lei de Deus.

Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado

Jesus em João 8.34

O ser humano fez uma escolha terrível e deixou que o primeiro pecado entrasse no seu coração. Quando o Pecado Original entrou no coração do homem, se tornou senhor do homem. O que isso significa? O senhor de um escravo é seu chefe, o seu capataz. O pecado começou a mandar nos seres humanos para eles agirem contra as leis de Deus.

O pecado promete recompensas se fizermos o que ele quer. Por exemplo: Se eu sair de casa e voltar tarde, posso mentir para os meus pais onde fui e não terei problemas. O pecado também faz ameaças se fizermos o que ele não quer. Por exemplo: Você tem vontade de ler a Bíblia para conhecer mais a Deus, mas então o pecado faz você ficar com preguiça para que não leia.

porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuíto de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor

Apóstolo Paulo em Romanos 6.23

Qual é o problema de seguir as ordens do pecado original e transgredir as leis de Deus? O problema é que todos os que desobedecem as leis de Deus morrem. Essa é a verdadeira recompensa do pecado. Você pode trabalhar para um traficante e se dar bem por um tempo, mas cedo ou tarde a polícia irá te pegar.

Alguém pode pecar a vida inteira, mas um dia será condenado por tudo de errado que fez com ela, porque Deus sabe de tudo. Quando Jesus voltar, todos os mortos serão julgados de acordo com as coisas que fizeram. E todos os que pecaram contra Deus serão jogados em um lago de fogo para sofrerem lá para sempre.

Todas as ações que tomamos neste mundo com a nossa liberade são anotadas em um livro, e como temos o pecado original em nós, muitas dessas ações são pecados contra Deus. Todos nós estamos condenados por nós mesmos. A única chance que temos de escapar do julgamento e do Lago de Fogo é aceitando o "dom gratuíto de Deus", que é a vida eterna em Cristo Jesus. O que é a vida eterna em Cristo Jesus? Falaremos sobre isso no próximo estudo.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas