Questões para a Fé: Como Deus surgiu?

"E disse YHWH" - Na lingua hebraica, como os israelenses escreviam o nome de Deus.

O SENHOR Deus diz: ‘Escute, povo de Israel, o povo que eu escolhi! Eu o SENHOR, sou o único Deus: sou o primeiro e o último.

Isaías 48:12


Deus não surgiu. Ele já existia antes de todas as coisas e existe para sempre. Não existiu nenhum momento em que não havia Deus e depois ele passou a existir. O profeta Isaías disse que o SENHOR falou que antes dele não existia nenhum deus, por isso Deus não é filho de outro deus e não foi criado por outro deus.

Deus não é como os seres humanos. Ele não nasceu nem cresceu. Como Ele é espírito (Jo 4.24), não tem corpo, mas tem vontade, pensamentos e sentimentos. O poder de Deus é absoluto, ele pode fazer tudo o que desejar.

Você não consegue ver o vento, e você não consegue dizer de onde o vento surgiu e onde ele acaba. Não conseguimos ver a Deus, mas podemos senti-lo pelas coisas que ele fez. Deus criou o universo. O universo é como uma obra de arte, e o artista é Ele. Talvez pareça mais fácil acreditar em Deus se você já viu um milagre. Mas mesmo se você não viu nada que considere um milagre, saiba que a vida existir já é um milagre. Não existe nenhuma lei da ciência que diga que a vida tem que acontecer. Se olharmos ao nosso redor, não existe motivo para não acreditar em Deus. (Rm 1.20)

Uma vez eu tive uma grande dúvida, na adolescência. Será que Deus é apenas coisa da minha cabeça? Um problema psicológico? Será que eu sou cristão apenas porque meus pais ensinaram assim e eu quero agradá-los? As vezes, quando estamos passando por momentos de crise e dificuldades podemos pensar estas coisas. Por um momento eu me vi em um universo frio e sem sentido, onde Deus não existiria. Então comecei a orar e pedir fé para Deus. Ele me ajudou a acreditar.

Se Deus não existe a vida não vale a pena. Se Deus não existe, tudo o que existe foi um acidente, até eu e você. Se Deus não existe não tem ninguém que queira seu bem, além das pessoas que você pode ver. Imagine o que isso significa para um órfão que está morando na rua. Se Deus não existe, todo dia sofremos sem razão.

Talvez fosse mais fácil acreditar em Deus se pudéssemos vê-lo. Para isso Deus se transformou um ser humano. Jesus é Deus, e ele viveu entre nós. (Jo 1.14) Ele não deixou de ser um espírito, mas um espírito com corpo agora. Assim como Deus, Ele nunca fez nada de errado. Mesmo depois que ele morreu, ressuscitou e está vivo para sempre. Jesus provou que o Deus que existe é o Deus da Bíblia.

Nós somos seres humanos e sempre temos que nos lembrar que não somos iguais a Deus. Existem coisas que não conseguimos entender sobre ele, e isso é normal. Ele será sempre mais importante, mais sábio e mais poderoso que nós (Hb 11.6). Mas o que Deus quis mostrar de si mesmo ele mostra nas coisas que foram criadas, na bíblia e em Jesus.

Comentários